As comunicações são o centro gravitacional de
todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia
comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de
comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber
bem. COMUNICACÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem
considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a
tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer
outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
Bases da comunicação.
|
|
|
As recompensas das boas comunicações são grandes,
mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às
bases para a boa comunicação, para que ocorra comunicação entre duas pessoas
(transmissor/receptor) é vital que se observem as seguintes regras:
|
|
- Saber Ouvir - Demonstre estar apto a
ouvir informações mesmo que desagradáveis e críticas, procurando vê-las
de forma construtiva. Escute, ouça atentamente, demonstrando interesse
pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.
- Examine
o ponto criticado - Seja humilde e examine o
ponto criticado para dar crédito às boas ideias e ao trabalho sincero. Ao receber críticas,
procure extrair os aspectos positivos e construtivos. Posteriormente
analise e estabeleça procedimentos de ajuste e/ou correções.
- Evite
termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que
podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso,
explique qual o significado dos termos usados. Você pode estar falando
com alguém que quer entender o que você está falando e não consegue,
provavelmente na próxima vez ele não o procurará. Use uma linguagem que
descreva a realidade.
- Esclareça
suas ideias - Esclareça suas ideias antes de
transmiti-las, faça com que elas sejam precisas. Analise se as suas ideias
estão coerentes com o que se deseja transmitir.
- Expresse
o seu interesse - Entre frequentemente em contato com as
pessoas e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute.
Questione o interlocutor, peça detalhes.
- Ações
X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas
em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o
tempo e o esforço despendidos para manter o fluxo de comunicação.
Execute suas ações com base nas informações adquiridas e validadas.
- Suas
ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o
que você pensa e diz para os outros.
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário