segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Coração...




Circulação, localização e posição

O coração humano visto posteriormente.
O coração é o órgão central da circulação, e pode localizar-se em 3 posições no corpo:

  • Levocardia - posicionamento normal do coração do lado esquerdo do torax.
  • Mesocardia - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no centro do torax.
  • situs inversus - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração do lado direito do tórax.
Normalmente fica localizado na caixa torácica, levemente inclinado para direita e para baixo (mediastino médio). Porém, existe uma anomalia chamada Dextrocardio que faz com que o indivíduo nasça com o coração levemente inclinado para esquerda e para baixo.
É constituído por uma massa contráctil - o miocárdio - revestido interiormente por uma membrana fina - o endocárdio - e envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios aurículo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).
A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias.
O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário